Desenvolvimento Regional

“A terra é a base de toda a vida. Você tem que ver o mundo inteiro como um conjunto”, Ana Primavesi, precursora da agroecologia no Brasil

A garantia de projetos e parcerias que reconheçam a heterogeneidade das regiões na capital paulista e das macrorregiões do Estado e potencializem seu desenvolvimento local, regional e global tem sido um trabalho cotidiano do mandato.

A partir dos diagnósticos dos territórios e das viagens pelo interior afora pode-se perceber como os pequenos municípios do Estado, sobretudo aqueles distantes mais de 200km da capital, sofrem com a invisibilidade.

Neste contexto o mandato passou a incorporar a política de desenvolvimento econômico regional como prioridade. Criou em 2019 a Frente Parlamentar de Desenvolvimento Econômico Regional na Assembleia Legislativa e, a partir daí, iniciou uma aproximação entre Consulados Internacionais sediados no Estado com as regiões do Estado. Inicialmente os Consulados da Itália, da China, da Suécia e de Israel se propuseram a encampar a iniciativa.

Foram realizadas visitas presenciais em Araraquara, no Vale do Ribeira, seminários da Alesp com o Consulado da China e reuniões remotas com as prefeituras da região de Presidente Prudente e de Jales.

Esta aproximação com os consulados propiciou a recriação da Comissão Permanente de Relações Internacionais na Alesp, hoje presidida pelo deputado Paulo Fiorilo, em reconhecimento a este esforço de aproximar o Legislativo das representações consulares, e destas, com as regiões do Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima