Bancada luta por reajuste maior e melhorias para todos servidores públicos estaduais

O governo do estado enviou, a toque de caixa, o PLC 102/23, propondo  6% de reajuste para todas as categorias de servidores públicos estaduais. A bancada da Federação PT/PCdoB/PV apresentou um substitutivo propondo um reajuste de 20,2% para o salário-base e para a Unidade Básica de Valor (UBV), a mesma média do que foi dado aos policiais militares, cobrando do Estado a garantia de isonomia entre todas as categorias de servidores públicos, além de exigir o pagamento do aumento reatroativo a primeiro de março que é a data base oficial do servidor público.

Durante o debate e votação do projeto de lei complementar o líder, deputado Paulo Fiorilo, cobrou o reajuste do teto de 228 UFESPs para todos os servidores que têm direito a auxílio alimentação, de forma que não apenas os servidores militares, mas também os servidores civis não fossem prejudicados. Além do reajuste do teto para recebimento do auxílio-alimentação, várias bancadas de oposição sugeriram uma correção do valor do auxílio em si, que hoje é de R$ 12, o chamado “vale-coxinha”, e não é atualizado desde 2018, para o valor de 1 UFESP, cerca de R$34.

“Não conseguimos alterar a redação do projeto, mas garantimos um compromisso público do líder do governo na Alesp de que o governador apresentará até agosto a proposta de reajuste linear do auxílio alimentação e também do reajuste do teto, para que os servidores que hoje tem direito a este auxílio alimentação não o percam com o reajuste de 6%. Vamos cobrar esse compromisso público ao fim do prazo estabelecido”, explica o deputado Fiorilo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top
Rolar para cima